Sobre o Parque Tecnológico do Município de Santa Rita do Sapucaí
Ciente da importância dos parques tecnológicos para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais, o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí, através de sua entidade de Governança local vem, desde 2013, formatando o processo para solicitar ao governo do estado o reconhecimento do Parque Tecnológico do município de Santa Rita do Sapucaí. Em 2015, o SINDVEL solicitou ao Governo do Estado de Minas Gerais, o reconhecimento de Santa Rita do Sapucaí como um Parque Tecnológico Aberto, incluindo o município no Programa de Implantação e Consolidação de Parques e Polos Tecnológicos em Minas Gerais – PROPARQUE , um salto importante e decisivo para o futuro. A solicitação foi aceita pelo Governo do Estado e foi formado um grupo de trabalho, ainda em 2015, composto pelas entidades que compõem o APL – Associação Industrial, SINDVEL, Prefeitura Municipal, SEBRAE MG, Escola Técnica de Eletrônica – ETE, Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI, Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí – Cooper Rita e Associação Comercial e Empresarial do Vale da Eletrônica – Acevale. Pelo governo, participaram deste grupo as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMIG.A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG também compôs este grupo de trabalho, tendo apoiado todas as etapas do processo de reconhecimento até hoje.
Com apoio do Governo Estadual, foi realizado um Estudo de Viabilidade Técnica, Comercial, Financeira e de Impacto Social e Ambiental para implantação de parques tecnológicos em Minas Gerais – EVETCIAS, resultando na aprovação do pleito de Santa Rita do Sapucaí que encerrou-se agora, no ano de 2021, com o efetivo reconhecimento e entrega, pelo Governador de Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, do Certificado de Reconhecimento do Parque Tecnológico do Município de Santa Rita do Sapucaí.
Essa demanda sempre fez sentido uma vez que a cidade de Santa Rita do Sapucaí já é reconhecida nacionalmente como um efetivo ecossistema de inovação, no qual a Tríplice Hélice opera para o desenvolvimento regional.
Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica é berço de constantes inovações tecnológicas. Também é campo fértil para o desenvolvimento da indústria mineira e pode vir a ser um dos mais importantes parceiros do governo para a necessária substituição de importação em vários itens de nosso composto tecnológico. É campo de excelência para a formação humana e técnica de profissionais capacitados para gerar os projetos que garantirão o futuro sustentável de nosso país.
O município é gerador de emprego e renda para os mineiros, é objeto de estudo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros por suas características inovadoras e por seus excelentes resultados.
Aqui acontecem inovações em todos os campos, tecnológicos e sociais, do conhecimento, da informação, do desenvolvimento humano. Exemplos especiais são o Cidade Criativa Cidade Feliz, Festival de Criatividade e Inovação que promove, anualmente, mais de 700 ações em todo o município, com participação ativa de todas as entidades representativas da cidade e voluntários.
Sermos reconhecidos como Parque Tecnológico é, sem dúvida, um importante salto para o acesso de nossas empresas e instituições às linhas de fomento essenciais para os investimentos contínuos em inovação, pesquisa, produção e desenvolvimento que garantem nossa participação, e sustentabilidade, no cada vez mais competitivo mercado mundial. Além do expressivo poder de atração de estudantes para nossas escolas, futuros profissionais que contribuirão decisivamente para o engrandecimento do Brasil.
Para cumprir sua missão, o Parque está de portas abertas para alavancar a capacidade de inovação das empresas por meio da interação com instituições geradoras de conhecimento e órgãos governamentais.
Sua atuação não irá se restringir apenas aos limites de Santa Rita do Sapucaí, prospectando parcerias nacionais e internacionais com outras ICT’s e Parques nas áreas de vocação da cidade – Eletroeletrônica, Telecomunicações, Segurança, Radiodifusão, Eletromédicos, Energia, Automação Industrial, Predial e Comercial, Tecnologia da Informação (TI), Sustentabilidade, Automotivo, Iluminação, Internet das Coisas (IoT), Tecnologias Educacionais e Prestação de Serviços, Partes e Peças do APL, Locação de Hardware com licenciamento de ferramentas de Comunicação e Produtividade e Economia Criativa.