Duas cidades mineiras entre as mais descoladas do mundo, segundo a Creative Urban Institute

(Por Arnaldo Silva) Em 2020, o Creative Urban Institute, com sede em Portland, juntamente com a Universidade do estado de Oregon, ambos nos Estados Unidos, divulgaram para toda a mídia internacional, o resultado do índice internacional sobre o quanto as cidades tem de cool. Essa palavra inglesa, traduzindo significa, “legal”, descolada. O objetivo é saber o quanto uma cidade é legal e atrativa para o público jovem, chamado de hipster. Duas cidades brasileiras fazem parte desse índice: Tiradentes MG e Santa Rita do Sapucaí MG.

O índice é medido nas cidades com menos de 130 mil habitantes. Foram avaliadas 647 cidades de 20 países diferentes do mundo, tendo como base para medição do índice, o estilo de vida na era digital, usando 13 itens de pontuação, para grupos de 10 mil residentes, que são: festivais e eventos de tecnologias, , micro cervejarias, provedores de internet de alta velocidade, condições de trânsito, número de startups de tecnologias, cafeterias, lojas familiares, alimentos disponíveis direto do produtor, densidade de arte de rua, nível de ensino superior, renda per capita, inflação no preço de moradia do ano anterior e o interesse dos jovens pelo que acontece no dia a dia da cidade, com menções em hastags, chamada de “instagramabilidade”.

Com a medição desses índices, chegaram à listagem das cidades. Na lista entre as 10 cidades mais descoladas do mundo, surpreendentemente, duas são brasileiras, e mineiras: Santa Rita do Sapucaí, classificada na quarta posição e Tiradentes, na oitava posição no ranking mundial.

Santa Rita do Sapucaí, conhecida como “cidade criativa”, no Sul de Minas, segundo o IBGE, tem 43.753 habitantes, em 2020, foi destaque em startups, cafeterias, tecnologia e pelo HackTown, o festival de inovação e criatividade, que acontece no município, de grande prestigio internacional.

Lista completa e em ordem das 10 cidades 
mais pontuadas no ranking mundial

1. Charleston (Estados Unidos) – 8.737 pontos
2. Mullumbimby (Austrália) – 8.437 pontos
3. Oss (Holanda) – 8.285 pontos
4. Santa Rita do Sapucaí (Brasil) – 7.824 pontos
5. Chiang Mai (Tailândia) – 7.797 pontos
6. Boulder (Estados Unidos) – 7.531 pontos
7. Leuven (Bélgica) – 7.489 pontos
8. Tiradentes (Brasil) – 7.391 pontos
9. Truckee (Estados Unidos) – 7.383 pontos
10. San Miguel de Allende (México) – 7.212 pontos

Fonte: Conheça Minas