Empresas do Vale da Eletrônica enfrentam desafios
Insegurança jurídica e dificuldade em obter crédito estão atrapalhando as empresas do setor
SINDVEL AISRS |23 DE MARÇO DE 2024
As empresas do Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, estão enfrentando desafios que afetam o potencial de crescimento do setor. A insegurança jurídica, o crédito caro e escasso são fatores que estão deixando os empresários mais cautelosos quanto aos investimentos. Além disso, o setor ressalta que falta apoio dos governos para as médias empresas, que são a maior parte do polo produtivo. Mesmo assim, empresários seguem aportando e desenvolvendo inovações, essenciais para que os produtos sejam competitivos e atendam à demanda do mercado.
Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto de Souza Pinto, a insegurança jurídica brasileira é, hoje, o principal entrave para os empresários e investidores. Há também dificuldades do setor em conseguir financiamentos bancários.
“Hoje, para a gente fazer compra de matéria-prima em que boa parte é importada, precisamos pagar à vista. Antes, tínhamos prazos de 60 a 120 dias. O mundo está inseguro em conceder crédito. Então, isto é um gargalo muito grande. Com a insegurança jurídica, as pessoas não se arriscam, seguram os investimentos porque não sabem como será o amanhã. O empresário estrangeiro também não aposta”
FONTE: @diariodocomercio
https://diariodocomercio.com.br/economia/empresas-do-vale-da-eletronica-enfrentam-desafios/?utm_source=share-button